O silício é um elemento químico de simbolo Si de número atômico 14 (14 prótons e 14 elétrons) com massa atômica igual a 28u . À temperatura ambiente, o silício encontra-se no estado sólido. Foi descoberto por Jons Jacob Berzelius, em 1823. O silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, perfazendo mais de 28% de sua massa.
Utilizado para a produção de ligas metálicas, na preparação de silicones, na indústria cerâmica e, por ser um material semicondutores muito abundante, tem um interesse muito especial na indústria eletrônica e microeletrônica, como material básico para a produção de transistores para chips, células solares e em diversas variedades de circuitos eletrônicos. Por esta razão é conhecida como Vale do silício a região da Califórnia ( Estados Unidos) onde estão concentrados numerosas empresas do setor de eletrônica e informática.
Sem esse elemento não teríamos televisores, computares, tablets, celular, vídeo games ou qual quer outro tipo de objetos que contenham liga metálicas ou chips que são indispensáveis em nossos dias atuais. As tecnologias hoje, estão presentes em casa assim como no local de trabalho, escolas, etc.
Relataremos nesse blog situações do nosso cotidiano que está diretamente relacionada ao tema, usando um humor critico e abordando ocasiões que as vezes passam despercebidas em nosso dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário