sábado, 27 de abril de 2013

Você é uma Poeira Estrelar !!! Incrível

Olá, como vai?
Nessa postagem vou explicar um termo muito usado no mundo cientifico: Somos poeira das estrelas.
A maioria de vocês estão tendo os seguintes pensamentos:
Eu, poeira de uma estrela?
Ele é louco!!!
Ah tá....
Mas se lerem este post, tenho certeza que de que o termo será mais aceitável. Antes de começar a explicação vou deixar claro que o meu ponto de vista não é uma verdade absoluta e não estou aqui para formar opinião de nenhum de vocês, mesmo por que a própria ciência estuda o criacionismo, e não cabe a mim ou qual quer um da Geração Silício entrar em méritos de teorias do inicio do universo. ( Mesmo achando " Adão e Eva " a história mais machista de todas )
Ok, vamos lá...



Somos poeiras estrela?

   Essa célebre frase divulgada por um dos principais astrônomos da atualidade – Carl Sagan – retrata de modo lírico todo o funcionamento do universo. Todos os seres vivos, planetas e sistemas solares…. tudo, tudo mesmo é poeira estelar. Só estamos aqui porque no passado outras estrelas morreram, preenchendo o espaço com materiais indispensáveis à vida e ao surgimento de novos astros capazes de abrigá-la.




O fenômeno primordial do universo foi o Big Bang, que ocorreu há 13,7 bilhões de anos atrás. Aproximadamente 100 milhões de anos depois, surgiram as primeiras estrelas, com características totalmente diferentes das que vemos no universo atual. Foi a violenta e espetacular morte dessas estrelas primordiais que permitiu a formação das estruturas cósmicas que vemos (e vivemos) no universo.

Após o Big Bang, o universo era um mar de hidrogênio e hélio. O calor produzido por essas estrelas primordiais (cerca de 1 bilhão de anos depois) produziu e espalhou outros elementos como o carbono, nitrogênio, oxigênio, ferro, fósforo e vários outros.




Existem várias formas no qual uma estrela pode morrer, sobre a qual podemos destacar as supernovas – extraordinárias explosões de estrelas massivas. Quando colapsam, elas liberam uma colossal quantidade de elementos químicos.

Supernovas são grandes motores da metamorfose cósmica. O material liberado por elas forma outras estrelas, que por sua vez formam as condições necessárias para que um planeta surja, que sob determinadas condições pode abrigar vida.



O sol nasceu após uma outra estrela muito maior entrar em colapso, deixando um imenso território de gás e poeira, que deu origem ao nosso sistema solar. Do espaço viemos e para o espaço iremos retornar, em um eterno ciclo.

                                             

                                                Somos Poeira das Estrelas

Frase de Carl Sagan:
“Para mim, é muito melhor compreender o universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer.”

Bom, espero que vocês tenham gostado, deixem seus comentários, veja nossos videos e até o próximo post.

Abraço...

Junior Braga

Um comentário:

  1. Que assunto mais legal...
    Me prendeu na leitura do início ao fim...

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir