sábado, 7 de setembro de 2013

Vírus, Vocês não são de Deus

Por Vinícios Silva

Você, leitor, se já não deve ter pegado um vírus em seu computador, provavelmente já deve ter ao menos ouvido falar dessa "benção", mas, sabe oque é?


São programas desenvolvidos para alterar nociva e clandestinamente softwares instalados em um computador. Eles têm comportamento semelhante ao do vírus biológico: multiplicam-se, precisam de um hospedeiro, esperam o momento certo para o ataque e tentam esconder-se para não serem exterminados.

Parecidos com os vírus que transmitem doenças não? Você não viu Nada.

Os vírus de computador podem anexar-se a quase todos os tipos de arquivo e espalhar-se com arquivos copiados e enviados de usuário para usuário. Uma simples rotina, ou comando, pode disparar o gatilho do vírus, que pode mostrar apenas mensagens ou imagens (sem danificar aquivos da máquina infectada), ou destruir arquivos e reformatar o disco rígido. Se o vírus não contém uma rotina de danos, ele pode consumir capacidade de armazenamento e de memória ou diminuir o desempenho do PC infectado.

Até sete anos atrás, a maioria dos vírus se espalhava por meio do compartilhamento de arquivos em disquete, mas a popularização da Internet trouxe novas formas de contaminação e de vírus: por e-mail, por comunicadores instantâneos e por páginas html infectadas.

Haha! Temos Alguns cúmplices.


Segundo a International Security Association (ICSA), mais de 60 mil vírus já foram identificados, e 400 novas pragas são criadas mensalmente, o impede que os usuários estejam 100% imunes a vírus.

O que Pode Espalhar Vírus?

Todo o arquivo que contém códigos executáveis podem espalhar vírus (.exe, .sys, .dat, .doc, .xls etc.). Os vírus podem infectar qualquer tipo de código executável. Por exemplo: alguns vírus infectam códigos executáveis no setor de boot de disquetes ou na área de sistema dos discos rígidos.

Dicas para de Proteger dessas Belezinhas

  • É fundamental ter um programa antivírus em sua máquina. Além de instalado, é preciso que ele esteja sempre atualizado. A grande maioria dos programas atuais faz isso automaticamente, mas não custa nada ficar de olho na data da última atualização de seu software.
  • Para quem navega em banda larga, outro programa fundamental é o firewall. Ele é uma barreira que impede acessos não autorizados ao micro -muitas vezes tentativas de invasão por hackers. O Service Pack do Windows vem com um firewall embutido.
  • Outra ameaça cada vez mais comuns são os scams -e-mails com mensagens com links que levam a sites com vírus e cavalos-de-tróia. Para se proteger, use um programa antispam.

E outras coisas que seguem esse recurso.

Bom, já deve ter entendido. Então quando for verificar qualquer arquivo ou baixar qualquer coisa online, sempre verifique para que seu Computador não seja hospedeiro.


Publicação de Vinícios Silva
Veja outros textos do autor em:
https://www.facebook.com/GeracaoSilicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário