quarta-feira, 15 de maio de 2013

Afinal de contas, o homem foi ou não a Lua?


No dia 20 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrind ficaram aproximadamente duas horas no solo lunar. Após uma longa viagem de 4 dias, os estadunidenses foram os primeiros humanos a pisarem naquele lugar frio e deserto. Foi o próprio Armstrong quem disse a célebre frase: “Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade”…
Entretanto, apesar de ter sido gravada, a missão espacial até hoje é ainda muito polêmica. Há duas hipóteses: a primeira, após coletar materiais e passear pela Lua, os astronautas voltam para a Terra na Apollo 11 e são considerados heróis.
A segunda hipótese é tema de uma das maiores conspirações de todos tempos. Em vez da Lua, os astronautas estavam o tempo todo criando o que seria uma das maiores farsas da história. As luzes do estúdio acenderiam logo após o fim da transmissão pela TV, enquanto membros da NASA e políticos aplaudem os astronautas. Afinal de contas, eles enganaram o mundo inteiro e criaram a mentira mais secreta e bem feita de todos os tempos, ou quase.
Como você já deve saber, a atmosfera lunar é bem diferente da nossa, há apenas o vácuo, e fica difícil afirmar que aquela foto não deveria ser assim ou coisas do tipo. Seja como for, vamos logo ao que interessa:

Bandeira


Bandeira dos EUA na Lua


Essa é a principal acusação dos conspiradores que afirmam que o homem nunca foi à Lua. Na lua não há vento, pois há apenas o vácuo, devido à atmosfera escassa do satélite natural, portanto a bandeira não poderia estar do modo no qual está.
Segundo a NASA e os crentes na ida do homem à Lua, a força aplicada pelo astronauta fincou a bandeira. Por não haver atrito, o objeto absorveu a energia do movimento e a dissipou por mais tempo do que se isso fosse feito aqui na Terra, dando a impressão de que é um vento que a balança.

Pegadas



Outra foto clássica é a pegada de Aldrin, perfeitamente registrada no solo. O vácuo e a ausência de umidade deixariam a marca da pisada com uma aparência frágil, como em areia fofa.
O argumento contrário é que apesar da ausência de umidade, as partículas lunares são irregulares e fazem marcas perfeitas quando um astronauta pisa no solo, do modo como pisamos em areia molhada. Será?

Sombras



Os vários elementos nas imagens aparecem com sombras apontando em diversos sentidos, o que seria impossível sendo o Sol a única fonte de luz. Isso seria possível se fosse usados vários refletores de cinema, aqueles do suposto estúdio onde as gravações foram filmadas.
Segundo a NASA, na primeira imagem, o que gera as sombras em vários sentidos é causado pela superfície irregular da Lua, que altera a formação das sombras.


Sombras na Lua


Já na imagem acima, o astronauta posicionado junto ao módulo aparece totalmente iluminado na foto, apesar de estar na sombra do veículo, o que teoricamente deveria deixá-lo quase totalmente na escuridão. Outro erro da NASA?
A explicação para isso, segundo a NASA, é que a superfície lunar conta com uma forte reflexão, o que permite que o astronauta fique iluminado na fotografia mesmo estando na sombra.

Máquina fotográfica

O modelo de máquina fotográfico utilizada na Lua foi Hasselblad 500EL, mas os teóricos da conspiração afirmam que a máquina não era capaz de suportar à imensa variação de temperatura na Lua ( -153º a noite e + 107º ao dia) e como se sabe hoje as máquinas geralmente suportam temperaturas de 0º a 40º mais ou menos.
Segundo a NASA, as câmeras foram munidas com um filme especial e com um revestimento de prata para deixá-las mais resistentes, sobrevivendo a enormes variações de temperatura.

Estrelas

Outro fato que intriga os defensores da farsa do homem na Lua é a ausência de estrelas no céu e já que a atmosfera é praticamente nula, as estrelas deveriam ser ainda mais visíveis que aqui na Terra.
De acordo com a NASA, o brilho do Sol é tão intenso que ofusca a luz das estrelas.
Não é preciso ir muito longe nem cenários caríssimos para fazer algo semelhante ao solo lunar. Lá mesmo nos Estados Unidos, o deserto do Nevada parece ser o ideal para isso, na opinião dos teóricos da conspiração.



A verdade é que essa discussão está muito longe de acabar, afinal de contas, é uma das maiores teorias da conspirações da história. Alguns argumentos são favoráveis a NASA, outros, ainda são temas de debates. E você leitor,no que acredita?


Junior Braga

2 comentários:

  1. Tudo isso( Comodizia o nosso "Michael Jackson") é uma grande conspiração; e eu acredito sim. - Fora Senhores do Mundo.

    ResponderExcluir