terça-feira, 7 de maio de 2013

Mistérios da ciência: 11 perguntas sem respostas


Por mais que a ciência como um todo avance a cada dia, ainda há muitas dúvidas a respeito de vários temas. Todos eles geram muitos debates. Confira quais são os grandes mistérios que a ciência ainda busca por uma resposta.
Mistérios-da-Ciencia

O que havia antes do Big Bang?

Começando pelo maior mistério de todos, e o que mais gera debate entre a ciência e a religião. Resumidamente, a Teoria do Big Bang afirma que toda a matéria existente estava comprimida num ponto demasiado pequeno e infinitamente quente e denso, onde as leis da física não se aplicavam (leia mais em Entendendo a Teoria do Big Bang). Mas o que havia antes disso? De onde veio a primeira partícula de todas? Como o Big Bang pode existir se não havia tempo nem espaço?
Uma das possíveis soluções para isso está na Mecânica Quântica. Sabe-se que não havia nada, ou melhor, o nada não pode ser interpretado com nada absoluto, esse último não existe. O vácuo, embora não possua matéria, possui uma pequena quantidade de energia capaz de gerar outras partículas que combinadas podem formar a matéria. Mas não havia espaço nem tempo! Coisas que só são compreensíveis pela Mecânica Quântica, ou não.

Como a vida surgiu?

Essa é um pouco mais fácil de se respondida, embora ainda não haja um consenso entre os cientistas. As primeiras formas de vida na Terra eram extremamente simples, há mais de 3 bilhões de anos atrás. Seres que ao longo dos milhões foram evoluindo até chegarmos até nós.
Há quem levante a hipótese de que a vida (bactérias) tenha sido trazida para a Terra através de cometas, mas uma coisa a certa: desde então a vida evoluiu e chegou até o ponto em que vemos hoje.

Quando a vida começa?

Essa é outra pergunta que não possui um consenso, gerando muitos debates em relação ao aborto, por exemplo. Será que a vida começa quando um espermatozoide penetra no óvulo ou quando o cérebro passa a se desenvolver? A segunda opção é mais plausível para a ciência, já que não pode haver vida sem o cérebro.

O universo é infinito?

Voltando para a cosmologia, esse é outro assunto que ainda não foi provado, pois não podemos observar além dos 14 bilhões de anos-luz, a distância que corresponde à idade do universo. Mas pode ser que esse seja o limite do universo, ou não.

O que além das bordas do universo?

Não sabemos, o que há além dos limites do universo é pura especulação. Pode ser que haja apenas o vácuo e outros universos, mas por enquanto, isso tudo é pura especulação.

Para onde vai a matéria nos buracos negros?

Para outro universo através dos buracos brancos? Não sabemos, buracos negros são tão misteriosos quanto a origem do universo. Quando atravessam o horizonte de eventos, muita matéria é infinitamente comprimida num espaço muito pequeno, e isso é totalmente incompreendível pelas leis da física.

Alma existe?

Mais um artigo polêmico. Uma teoria elaborada no começo do século passado afirma que independentemente da idade a alma da pessoa pesa exatamente 21 gramas no momento exato de sua morte. Mas a ciência prefere não trabalhar com a ideia de algo tão abstrato como a alma.

Poderemos viajar no tempo?

Embora teoricamente seja possível a viagem no tempo, muito ceticismo gira em torno dessa questão. Enquanto não aprimorarmos muito mais nossa tecnologia, ainda essa pergunta fará parte dessa lista.

Existem civilizações inteligentes universo afora?

Que há formas de vida simples, é quase impossível de se discordar, dado o fato de que existem trilhões de planetas em cada galáxia, e que existem trilhões de galáxias no universo observável. E com tantos planetas, é de se imaginar que muitos deles possuem vida inteligente, mais avançada ou não que nós. Mas infelizmente enquanto não for provada e divulgada ao público a existência de seres alienígenas, muitos debates continuaram persistindo.

Exista vida após a morte?

Isso é praticamente impossível de ser provado. As EQM’s (experiências de quase morte) são vistos por algumas pessoas como uma prova contundente de que existe vida após a morte, no entanto, a ciência afirma que o fenômeno é um distúrbio mental impulsionado por paradas cardíacas, por exemplo.
Mas isso não põe um ponto final da questão. Uma teoria sugere que no exato instante em que morremos, nascemos em outro corpo. Não, isso não tem nada a ver com religião. Na verdade, não há uma ligação entre os dois corpos, e esse novo ser pode ser qualquer forma de vida em qualquer lugar no universo, talvez até em outro tempo. Há quem discorde, mas fato é que nunca teremos uma resposta para essa pergunta.

O universo é uma ilusão?

Talvez, mas aí está algo bastante complicado de se provar. Teorias modernas sugerem que nosso universo inteiro seja uma ilusão, programado por um computador infinitamente potente (leia Matrix). Há quem discorde, mas como provar que essa teoria é falsa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário