quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Sonhos

De Vinícios Silva



Você já deve ter ao menos uma vez na vida sonhado, sobre aventuras, desejos, enfim. Não podemos negar que o sonho é um grande mistério ainda não descoberto pelo ser humano que, nos intriga muito, nos fascina e as vezes até melhora o nosso dia. Nessa publicação, tentei agrupar algumas teorias que podem ser causadoras dos sonhos.


Em 1900, o austríaco Sigmund Freud causou uma revolução no estudo da mente ao publicar A Interpretação dos Sonhos. Nele, o pai da psicanálise contestava a noção bíblica de que os sonhos eram fenômenos sobrenaturais, dizendo que derivavam da psique humana. Decifrá-los, portanto, seria a chave para entender o que se passa dentro da nossa cachola. Essas teorias foram ridicularizadas por muito tempo e somente agora, mais de 100 anos depois, elas estão sendo testadas.

"É como se passássemos os Arquivos da Memória RAM do Computador para o disco rígido", diz o professor de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFCS)
Rafael Raffaelli.

Crianças, por exemplo, mostram isso de forma mais evidente porque sonham sobre coisas mais imediatas: se lhes for recusado um doce, vão sonhar com comida. No caso dos adultos, desejos reprimidos também aparecem. "E como esses desejos são em geral ligados à sexualidade ou à agressividade, os sonhos dos adultos tornam-se na maior parte das vezes ininteligíveis ou mesmo absurdos", explica.


Realização de Desejos


Um feito colateral acidental de Impulsos neurais


Codificação de Memórias de curto prazo, para o armazenamento a longo prazo


A Coleta de Lixo


Consolidar o que aprendemos


Uma consequência evolutiva do mecanismo de "fingir de morto"



Simulação de Ameaça



Resolução de Problemas




Seleção Natural



Processamento de emoções dolorosas, com associações simbólicas



Você pode perceber, que, nessas teorias (algumas bizarras, temos que concordar), grande porcentagem dela, faz parte de alguns desejos, confusões e outras ações que estão presente no nosso cotidiano e no nosso modo de viver.

Veja outros textos do autor em:https://www.facebook.com/GeracaoSilicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário