terça-feira, 27 de agosto de 2013

Uma Anã branca no Capricho

Por Vinícios Silva.

Já imaginou o que aconteceria se você ingerisse uma colher de anã branca?

"Seria Ruim", antecipa Mark Hammergren, astrônomo do Planetário Adler, em Chicago, começãndo com sua tentativa de colher um pedaço de Anã Branca. Mesmo que as anãs brancas sejam astros muito comuns em todo o universo, a mais próxima está a 8,6 anos luz de distância. Vamos supor, porém, que você gaste 8,6 anos viajando em uma nave na velocidade da luz pelo universo e que a radiação e o calor que emana não o tenha matado.


As estrelas anãs brancas são extremamente densas - uma colher dessa substância pode pesar mais que um carro - e, a gravidade de sua superfície é 100 mil vezes mais forte que a da Terra.
"Você teria que obter a sua amostra, que seria muito difícil, sem cair sobre a estrela e ficar achatado em um plasma", diz Hammergren. "E mesmo assim, a alta pressão faria com que os átomos de hidrogênio em seu corpo se fundissem em hélio". (Esse tipo de reação, a propósito, é o que aciona uma bomba de hidrogênio.)

Então você tem que se preocupar com o armazenamento. Liberar a amostra de seu ambiente superdenso e trazendo para o ambiente da Terra, uma pressão relativa baixa, faria com que ela explodisse de forma explosiva, sem uma contenção adequada. 
Mas, se mesmo asim a estrela não vaporizasse seu rosto ou explodisse na sua cara, e se de alguma forma conseguir levar ela até a mesa de sua cozinha, se depararia com outro problema, uma única colher de chá da estrela pesaria 5 toneladas.


Se você colocar uma pequena quantidade dessa substância na boca, ela desceria pelo seu intestino esculpindo um canal nele, sairia pelas suas partes íntimas, abriria um buraco no chão e iria até o centro da terra. Mas anãs brancas não são o alimente mais gostoso do Universo, como são compostas basicamente de Hélio ou carbono, daria a sua colher um gosto inexistente de hélio ou de carvão. 

Bom, mas se você realmente se interessa em comer parte de uma estrela, não precisa viajar 8,6 anos luz, basta abrir sua geladeira e encontrará núcleos de estrelas (que compõe todo universo) que explodiram ao longo do bilhões de anos. Ou seja, tudo que você come, já fez parte de uma estrela.

Publicação de Vinícios Silva
Veja outros textos do autor em:

Um comentário: