sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Foi o último...

Por Vinícios Silva.

Morre último guarda-costas de Hitler aos 96 anos

O último guarda-costas de Adolf Hitler morreu na quinta-feira (5), aos 96 anos de idade, anunciou nesta sexta-feira (6) uma pessoa próxima a este homem considerado como a única testemunha viva dos últimos dias do ditador nazista.

Rochus Misch faleceu em Berlim de complicações de um acidente cardiovascular, declarou à AFP Michael Stehle, detentor dos direitos de um livro publicado em 2007, no qual Misch descreveu seus anos ao lado de Hitler.



A obra, que foi bem vendida na Alemanha, deve ser publicada em inglês nos próximos dias, e Misch, que gozava de suas plenas faculdades mentais, redigiu em pessoa o seu prefácio recentemente, segundo Stehle.

Pintor de parede, Rochus Misch se juntou muito jovem a SS. Ele foi, aos 27 anos, um dos últimos a deixar em 2 de maio de 1945 o bunker do Führer em uma Berlim em ruínas que acabava de ser conquistada pelo Exército Vermelho. Desta forma, ele foi um dos únicos a ver o corpo de Hitler após seu suicídio.

"Hitler, sentando em uma poltrona, estava caído em sua mesa e Eva Braun estava deitada ao seu lado. Eu o vi com os meus próprios olhos", declarou Misch à AFP em uma entrevista em 2005.



Aprisionado pelos russos, Misch passou oito anos em campos no Cazaquistão e na Sibéria antes de retornar a Berlim em 1953 e retomar seu trabalho como pintor.

Ele nunca se afastou verdadeiramente do nacional-socialismo, e continuava a descrever Hitler, a serviço do qual esteve a partir de 1940, como alguém "amável" e "gentil".






Publicação de Vinícios Silva

Veja outros textos do autor em:
https://www.facebook.com/GeracaoSilicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário