O segundo país com mais mortos foi a China. E o Japão perdeu cinco vezes mais soldados que os EUA. Conheça a outra face do conflito
Getty
China
A outra União Soviética.
A China perdeu um em cada 25 habitantes na Segunda Guerra. Foram 20 milhões de mortos, numa população de 500 milhões. Assim, só perde nesse quesito para a União Soviética, que teve 24 milhões de mortos. Além disso, sofreram de tudo nas mãos dos seus algozes, os japoneses: estupros em massa, experimentos em cobaias humanas e armas biológicas, como uma bomba de peste bubônica.
Publicidade
Japão
Cinco vezes mais soldados mortos que os EUA.
Mais de 80% dos mortos no Japão foram militares. Dá 2 milhões de soldados, bem mais que os 400 mil americanos mortos nos dois fronts. Os 400 mil civis japoneses que morreram foram vítimas dos bombardeios americanos. A maior parte em apenas três: 100 mil nos bombardeios incendiários a Tóquio mais 200 mil em Hiroshima e Nagasaki.
Tailândia
O único aliado dos japoneses na Ásia.
Em dezembro de 1941, o Japão invadiu a Tailândia. Estavam só de passagem, a caminho do ataque à colônia britânica de Burma (atual Mianmar). Os tailandeses desistiram rapidinho ¿ não só deram passagem aos japoneses, como se tornaram seus únicos parceiros para valer na guerra ¿ Alemanha e Itália mal colaboraram no Pacífico. De qualquer forma, foram poucos mortos tailandeses: 5.600 militares e 2 mil civis.
Colônias europeias
Um holocausto inteiro.
Morreram quase tantos civis nas colônias da Holanda e da França na Ásia quanto judeus na Europa: 5,5 milhões somando as mortes na Indonésia (holandesa) e na Indochina Francesa (atuais Laos, Camboja e Vietnã).
EUA
Um quarto deles morreu no Pacífico.
Não foram apenas soldados dos EUA que morreram no front do Pacífico. 992 civis americanos que viviam na Ásia morreram em campos de concentração japoneses. Curiosidade: balões incendiários do Japão fizeram seis vítimas em pleno território americano, no Estado do Oregon.
Índia
Duas iugoslávias e uma França.
Os mais de 2 milhões de mortos na Índia foram basicamente de civis que pereceram por fome e doenças decorrentes da guerra. Militares mesmo morreram ¿só¿ 87 mil (quase um quarto do total dos EUA).
O silício é um elemento químico de simbolo Si de número atômico 14 (14 prótons e 14 elétrons) com massa atômica igual a 28u . À temperatura ambiente, o silício encontra-se no estado sólido. Foi descoberto por Jons Jacob Berzelius, em 1823. O silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, perfazendo mais de 28% de sua massa. Utilizado para a produção de ligas metálicas, na preparação de silicones, na indústria cerâmica e, por ser um material semicondutores muito abundante, tem um interesse muito especial na indústria eletrônica e microeletrônica, como material básico para a produção de transistores para chips, células solares e em diversas variedades de circuitos eletrônicos. Por esta razão é conhecida como Vale do silício a região da Califórnia ( Estados Unidos) onde estão concentrados numerosas empresas do setor de eletrônica e informática. Sem esse elemento não teríamos televisores, computares, tablets, celular, vídeo games ou qual quer outro tipo de objetos que contenham liga metálicas ou chips que são indispensáveis em nossos dias atuais. As tecnologias hoje, estão presentes em casa assim como no local de trabalho, escolas, etc. Relataremos nesse blog situações do nosso cotidiano que está diretamente relacionada ao tema, usando um humor critico e abordando ocasiões que as vezes passam despercebidas em nosso dia-a-dia.
Junior Braga Fundador da Geração Silício
Fabrício Dener Co-fundador da Geração Silício
Todos os direito intelectuais pertencem a Geração Silício. Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário