quinta-feira, 25 de abril de 2013

Teatro, a arte da atuação.



Na postagem de hoje vou falar sobre a 5ª arte, considerada por muitos a  mais bela e complexa de todas. O teatro. Hoje tive o prazer de assistir junto com meus alunos a peça " O auto da barca do inferno " do brilhante Gil Vicente (1486-1540), e apresentada pelo grupo Trapiche de teatro ( excelente apresentação ).


Basicamente a obra fala sobre uma interessante história em que mostra o momento de personagens como um agiota, um fidalgo, um sapateiro, um judeu, um juiz, uma prostituta e um frade que chegam ao purgatório e se deparam com um anjo da barca da Glória e o Diabo da barca do inferno e que esperam embarcar em seus destinos.Todos lutam para o embarque da barca da glória, criando situações tragicômicas onde querem provar uma certa honestidade, até que provem o contrário.


As peças de teatro apresentam cultura e transmitem conhecimento aos telespectadores, as pessoas devem valorizar e apreciar essa arte.
O teatro é fundamental na formação cultural de qualquer povo. Além de nos mostrar a cultura e forma de pensar de determinada época e contexto social, o Teatro também nos faz rir ou chorar, sendo considerado uma das expressões artísticas mais fortes de qualquer povo. A palavra Teatro deriva do grego “theaomai”, que significa “olhar com atenção”.



Depois da invenção do cinema e da televisão, podemos dizer que o teatro não possui mais tantos amantes. Mas de alguns anos para cá, podemos dizer que, cerca de 20 anos, as pessoas estão voltando a procurar o teatro como forma de lazer. Isso se deve ao fato da banalização da atuação.

                                        

Sabendo que não tenho mais faculdades para detalhar e discutir o assunto, deixo aqui os links do grupo de teatro Trapiche, no qual me refiro na postagem e algumas fotos do espetáculo de hoje.



                                         http://www.grupotrapiche.com.br/


                      https://www.facebook.com/grupotrapiche.deteatro


Deixe seu comentário sobre a postagem.Vai lá, nem dói...
Junior Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário