terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Que Eles Querem?

Por Vinícios Silva


Um Jornal Brasileiro revelou, com base em documentos secretos divulgados no mês passado pelo norte-americano Edward Snowden, que cidadãos e empresas que usam no Brasil a rede mundial de internet são espionados pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos a NSA, em conjunto com a CIA. 
Na segunda-feira (8), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pediu que a Anatel e a Polícia Federal investiguem quando e como ocorreram as espionagens e se as agências tiveram apoio de empresas que atuam no Brasil.



No dia 6 de junho, o jornal britânico The Guardian, primeiro a divulgar os vazamentos de Snowden, informou como opera a NSA. Um programa de computador dá à agência acesso a e-mails, chats online e chamadas de voz dos usuários dos serviços da Apple, Facebook, Google e Microsoft, entre outros, e tem parceria com uma grande telefônica dos Estados Unidos que mantém relações de negócios com serviços telefônicos no Brasil e noutros países.
Segundo O Globo, em janeiro passado o Brasil ficou pouco atrás dos Estados Unidos, que teve 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens espionados. Hoje está absolutamente claro que a soberania do país e a privacidade do cidadão brasileiro estão em xeque, afirmou na segunda a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), requereu uma audiência pública para esclarecer as denúncias. Quer convidar o embaixador dos EUA, Thomas Shannon, e o jornalista Glen Greenwald, correspondente do The Guardian, no Rio, que primeiro recebeu os documentos secretos enviados por Snowden.

Brasileiro Interrogado

David, à direita, foi detido quando levava documentos para Greenwald, à esquerda.
O brasileiro David Miranda, que vive com Greenwald no Rio de Janeiro, ia de Berlim para o Rio, com escala em Londres, e foi obrigado a ficar no aeroporto de Heathrow por nove horas.

Segundo documentos revelados por Snowden, a NSA teria cometido abuso de autoridade em milhares de ocasiões, tendo violado leis que protegem a privacidade de cidadãos.
Greenwald confirmou ao jornal The New York Times que o companheiro teve a viagem para Berlim paga pelo Guardian, para levar informações e receber documentos a respeito do trabalho que o jornalista e a cineasta fazem sobre os documentos vazados por Snowden.

Então... o que eles querem? Por que estão nos espionando? Todos Estamos sendo Observados?
Perguntas que deixaremos no ar, para que, você leitor Responda.

Texto de Vinícios Silva.
Veja outros textos do autor em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário