segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Lua: a Trajetória


Por Vinícios Silva


Como todos sabem, a lua é o satélite natural da terra, mas, poucos sabem sua incrível e devastadora história.

Nossa Lua nasceu com fogo e violência. Tudo o que vemos hoje, desde sua superfície mais detalhada, até suas profundas crateras, é o resultados de eventos catastróficos. Os exemplos nas fotografias a seguir, podem informa-los um pouco melhor.

Há mais ou menos 4,5 bilhões de anos o planeta Theia, com o tamanho de marte, foi se aproximando da terra.

Até que ele se colide com a Terra primordial.

A grande colisão. O impacto descasca a Terra como uma Laranja. Titânicas massas de material de ambos os planetas são lançados para o espaço. o núcleo de Theia eventualmente afunda, até chegar ao centro do nosso planeta, onde permanece até hoje.


Durante um curto período, a Terra ficou rodeada por um anel de detritos. O anel era apenas temporário, no entanto: ele logo começou a fundir-se em uma massa sólida. Foi necessário apenas alguns anos para que ele se transformasse no satélite natural do planeta, a famosa Lua (que Orbita na Terra até hoje).

A superfície da Lua recém nascida largamente fundida à medida que se formou a partir do material de acreção do anel de detritos. Ao fundo, podemos observas a terra de curando lentamente do "vandalismo espacial".

A superfície da Lua está esfriando, sua agora sólida crosta está repleta de vulcanismo e contínuos fluxos de lava. A terra nublada está cercada pelo resto do Anel. Nosso planeta, parece maior no céu lunar do que hoje, porque a lua estava muito mais próxima da Terra.



A lua hoje, não foi a única formada a partir no anel. Havia várias outras orbitando em pontos diferentes. A órbita de uma delas não era estável e, eventualmente, se colidiu com uma Lua maior em um impacto que destruiu o satélite menor, espalhando-a ao longo de um hemisfério inteiro, criando os lados incompatíveis que a lua tem hoje.









Uma eventual testemunha para o "pequeno impacto" teria visto um tsunami de rocha fundida rugindo sobre o Horizonte.

Milhões de Anos de Fluxos de lava Gigantes e impactos de asteroides que perfuravam insaciavelmente a crosta lunar resultaram nas planícies e crateras que vemos hoje na superfície da lua.

Um desses impactos, talvez o maior sofrido 
pela lua desde a colisão citada, 
criou a bacia Aitkens, uma das 
maiores estruturas de impacto no sistema solar.
A data do impacto é incerta, 
pode ter ocorrida a mais de 
3 bilhões de anos atrás, 
proporcionando uma 
fantástica visão às algas Primitivas.




Veja outros textos do autor em:








Nenhum comentário:

Postar um comentário